O Rotary Club de Volta Redonda e seus integrantes receberam no último dia 26 de janeiro uma palestra sobre inclusão digital para crianças autistas.
De acordo com a professora Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, coordenadora do projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), a palestra no Rotary foi realizada para apresentar o projeto de inclusão digital, bem como o módulo da ferramenta meaVOX, feito para comunicação via celular, que está sendo implementado na Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Aterrado, em Volta Redonda.
Além da professora Vera, fazem parte do projeto: Priscila da Costa Felix, fonoaudióloga e colaboradora do projeto ADACA; o professor Adriano de Oliveira Caminha, que também é colaborador do projeto ADACA e responsável pela implementação do sistema; o professor José Augusto Huguenin, diretor do Instituto de Cências Exatas – ICEx – UFF e o professor Gustavo Furtado, que é colaborador do projeto ADACA e responsável pela implementação do módulo meaVOX.
Além da professora Vera, fazem parte do projeto: Priscila da Costa Felix, fonoaudióloga e colaboradora do projeto ADACA; o professor Adriano de Oliveira Caminha, que também é colaborador do projeto ADACA e responsável pela implementação do sistema; o professor José Augusto Huguenin, diretor do Instituto de Cências Exatas – ICEx – UFF e o professor Gustavo Furtado, que é colaborador do projeto ADACA e responsável pela implementação do módulo meaVOX.
- O objetivo da palestra foi promover uma parceria entre a UFF e o Rotary. O projeto ADACA tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta computacional capaz de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de matemática, português e música, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças – explicou Vera.
O Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas é um projeto de extensão que está sendo desenvolvido no ICEx/UFF por professores, colaboradores e alunos bolsistas com apoio do CNPq através do edital No. 49/2010-REID/Casa Brasil. As atividades estão sendo criadas usando ideias de atividades contidas nos diversos recursos de comunicação e metodologias voltados para o autismo.
Já o meaVOX é um módulo do ADACA. Consiste em um software que, instalado em um celular, auxilia na comunicação do autista, verbalizando frases pictográficas construídas pela criança.
- Com o software meaVOX instalado em um celular com tela sensível ao toque, a criança poderá expressar verbalmente suas necessidades e desejos, onde quer que esteja. A criança com autismo apresenta dificuldades nas relações sociais, comunicação e comportamento. A ferramenta, que é considerada um meio comunicação alternativa, é organizada para o fácil entendimento. Sendo assim, favorece a comunicação funcional e consequentemente as relações sociais – disse a professora, ressaltando que a intenção é montar uma parceria com o Rotary.
Especificamente com este projeto, a finalidade é conseguir ajuda junto ao Rotary no que diz respeito a equipamentos como celulares, tablets e computadores, que serão usados pelas crianças no laboratório que está sendo montado no campus Aterrado na UFF, com data de inauguração prevista para 2 de abril desse ano, durante a Semana do Autismo em Volta Redonda.
- De forma geral, a parceria visa somar esforços em projetos que tenham como objetivos os avanços sociais e educacionais da sociedade.
O projeto
O ADACA tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas computacionais capazes de auxiliar na aprendizagem da criança autista, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças através de:
Jogos educativos (quebra-cabeças, jogos de montar seguindo músicas infantis, etc);
Atividades complementares no ensino de português, matemática e música;
Ferramentas para comunicação alternativa;
Aperfeiçoamento dos sistemas através do aprimoramento após observação e análise científica.
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