sábado, 18 de fevereiro de 2012

Centro de Cultura e Tradição de Cunha

Prezados Senhores,
É com alegria que envio alguns dados sobre nossa atividade junto ao Centro de Cultura e Tradição de Cunha (Museu Municipal Francisco Veloso), ao Rotary Club International – Distrito 4600, no sentido de difundir nosso trabalho em prol da cultura e da história cunhenses, não somente aos alunos e pesquisadores locais como regionais, porém a todos que se interessarem por nosso município.
O tempo passa rápido. A nossa luta para a preservação de nossa identidade teve início na década de sessenta do século passado, com a fundação do Centro Estudantil Cunhense.
Organizamos, no governo do saudoso Sr. Chicão – Francisco Macedo Rodrigues – a primeira festa de aniversário da cidade. A partir daí, foi uma sequência  de realizações com finalidades culturais; e sempre conseguimos apoio, tanto de políticos, como de particulares, que vibraram com as realizações culturais organizadas pelo Centro de Cultura e Tradição de Cunha, fundado em 03/05/1976, pois sabiam que os objetivos alcançados valorizavam nossa história.
           
Fundação:
           
Fundado em 03/05/1976, O Centro de Cultura e Tradição de Cunha, em cuja sede se formou o Museu Municipal Francisco Veloso, é declarado de Utilidade Pública Municipal, nos termos da Lei Municipal n. 395, de 25/05/1980.
Conserva um bom acervo da história local, englobando folclore, literatura, arte, hemeroteca, fotografias, processos cíveis e criminais desde 1785, bem como um rico acervo sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, incluindo jornais, peças, livros, etc.
O Centro de Cultura e Tradição de Cunha prima atualmente pela publicação do grande livro da história de Cunha, em 2010, intitulado “A História de Cunha – 1600-2010. Freguesia do Facão. A Rota da Exploração das Minas e Abastecimento de Tropas.
Este livro narram as trilhas que chegavam do mar ao Facão, e que se dirigiam âs minas, traziam, no retorno para o mar, o fruto de tanto esforço: o ouro. Mas, para nós, o que tem mais importância são as ligações de posse de terra, as sesmarias, os povoadores que, arraigados na terra, davam sustento a toda essa aventura, plantando, colhendo, criando posses, desbravando florestas, formando aí a nossa história.
Este trabalho, forjado ao longo de trinta anos, possui a magia de trazer, até nós, com simplicidade, honestidade e clareza, os elementos que nos ajudam a situarmos como importantes personagens que somos dentro da história; e, mais do que isso, sabermos valorizar aqueles que palmilharam com a rudeza do ambiente, os primeiros passos de uma cultura valeparaibana.
           
Atividades Realizadas:

Livros Lançados:
a)      Tradução de “The End of a Tradition”(1971), de Robert W. Shirley – Columbia University Press – “O Fim de uma Tradição”(1977) – Editora Perspectiva e Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia – Coleção Debates – Antropologia – nº. 141 – Tradutor, João José de Oliveira Veloso.
b)     Tradução de “Anthropology of law”(1987), de Robet W. Shirley – “Antropologia Jurídica” – Editora Saraiva – SP – tradutor, João José de Oliveira Veloso.
c)      “Um Causo Sério”(1992) – de José Veloso Sobrinho – Center Gráfica – Taubaté – SP.
d)     “Sá Mariinha das Três Pontes – Curandeira e Vidente”- (1994) – João José de Oliveira Veloso – Expressão Gráfica – Editora – São Bernardo do Campo – SP.
e)      “O Ambiente Natural Cunhense”(1996) – João José de Oliveira Veloso – JAC Editora – São José dos Campos – SP.
f)       Negro Político, Político Negro (1994) – Profº. Oracy Nogueira – EDUSP – São Paulo.
g)      “Roma Siam”(1999), Pedro A.A.Veloso – Jac Gráfica e Editora – São José dos Campos – SP.
h)     “Manual do Ourives”(2002) – Pedro A.A.Veloso – Jac Gráfica e Editora – São José dos Campos – SP.
i)        “Despertar de um Anjo”(2004) – Pedro A.A.Veloso – Jac Gráfica e Editora – São José dos Campos – SP
j)       “A História de Cunha – 1600 – 2010 - Freguesia do Facão – A Rota da Exploração das Minas e Abastecimento de Tropas” – João José de Oliveira Veloso – Jac Gráfica e Editora – São José dos Campos- SP, 2010.

Além desses livros organizados ou lançados, o Centro de Cultura e Tradição de Cunha publicou muitas monografias e boletins sobre a história de Cunha, de 1976 a 2003
Com os meus respeitos.

João José de Oliveira Veloso
Centro de Cultura e Tradição de Cunha
Rua Comendador João Vaz, 43 Cunha, SP – 12530-000– fone (12) 31111499 – Email: mmfveloso@yahoo.com.br. Cel: 97462405.            
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário