quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Janeiro - Mês da Conscientização Rotária

No calendário do Rotary International, o mês de janeiro é destinado à conscientização rotária. Ele pede para avaliarmos o nosso grau de interesse sobre os destinos da organização. Há muitas formas de colocarmos o Rotary em nossa consciência.
Também podemos qualificar de boa consciência rotária a disposição com que o rotariano aceita participar dos projetos do seu clube, não rejeitando incumbências perfeitamente possíveis de serem atendidas. Emprega seu tempo disponível e seu talento, aceitando encargos e ajudando a elevar e dignificar a ação rotária como parte de sua contribuição para a consecução do objetivo de RI.
Precisamos trabalhar em duas frentes: na conscientização de nossos membros e na divulgação do Rotary aos não rotarianos.
A conscientização rotária envolve vários aspectos fundamentais da nossa instituição: a arregimentação de novos membros; a frequência às reuniões e eventos rotários; a administração do clube; a participação em projetos desenvolvidos pelo clube; e a ética, entre outros.
Conscientização dos nossos associados consiste em relembrarmos os conceitos e princípios do Rotary, as cinco avenidas de serviços, a prova quádrupla e o objetivo maior de promover a paz e a compreensão mundial. Precisamos estar cientes de que não podemos nos acomodar com o simples comparecimento às reuniões de companheirismo. Precisamos, sim, empenharmo-nos nas atividades rotárias e nos serviços à comunidade.
O importante é que ressaltemos sempre, os ideais rotários, e não, somente eventos sociais.
Acredito que a conscientização seria o topo da escala, na qual o degrau inicial é a informação, passamos por outros termos não muito correntes no Rotary, como educação e instrução rotária.
Por tudo isso, ou por causa disso, Rotary foi ao topo e institucionalizou janeiro como o MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA: mês dedicado à expansão do conhecimento do Rotary e suas atividades dentro do clube e na comunidade.
O lema do ano rotário: “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR”, é um apelo à conscientização para a paz no mundo.
A conscientização, companheiros e companheiras, não está, obrigatória ou necessariamente, associada ao grau cultural ou de conhecimento do rotariano, nem à sua posição na hierarquia do movimento. É de se esperar que haja uma correlação positiva. Porém, uma demonstração de conscientização rotária pode vir à tona, por exemplo, na participação de associados numa assembleia extraordinária para aprovar assunto importante ao Distrito, como aconteceu dia 26 de Janeiro em Aparecida/SP, com 41 representados e mais de 30 associados (as), colégio de governadores e Casas da Amizade.
Bem meus amigos... a conscientização, além do seu mais largo espectro, profundidade ou abrangência é a mais duradoura das “missões didáticas rotárias”, pois, como o nome diz, toca na consciência: pode alterar valores, mudar crenças e ajustar paradigmas.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os associados (as) do Distrito 4600 pela dedicação e conscientização nos trabalhos rotários, atendendo ao grande chamado do Servir.
Precisamos estar conscientes do que é o Rotary para podermos levar a todos os recantos da humanidade,a ação verdadeira e o caminho para a “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR”.
        
Saudações Rotárias.
Benedicto Francisco dos Reis Neto  (Xico Reis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário