quarta-feira, 18 de abril de 2012

Rotary Club de Ilhabela e Instituto Veritas Consolidam Parceria

Tudo começou com o trabalho voluntário e amplo exercício de cidadania, com o De Madeira Brinquedos, pela iniciativa explêndida da professora Astrid Schwalm, ocupando espaço cedido pela Loja Maçônica de Ilhabela, com jovens e adolescentes, recebendo lições de trabalhos em madeira (sobras amealhadas por parceiros), a par de orientações de educação, moral e cívica, lições de matemática, geometria, desenho, além de comportamentais, em horários e dias definidos.
De repente avolumou-se o resultado: os jovens interagindo, a responsável feliz da vida, apesar do trabalho crescente e os parceiros por encetarem lições de vida aos interessados.
Os primeiros brinquedos, a oferta e a demanda, a comercialização e, repentinamente, novas idéias surgindo, com a possibilidade da entidade tornar-se uma associação.
Também, de repente surgiu o apoio do Rotary Club de Ilhabela que encaminhou à Fundação Rotária o pedido de apoio internacional. Organizando-se, criou-se o Instituto Veritas e o pleito ganhou fronteiras, atingindo a sensibilidade de Rotary Internacional, mais precisamente de um clube de cidade alemã, disposta a abraçar a idéia, dar-lhe amparo e se tornar presente com doação financeira para a aquisição de máquinas próprias e necessárias para a instalação de uma marcenaria, com apoio do Senai – Serviço Nacional da Indústria. Parece demorada a jornada, do princípio até agora, mas não, foi muito rápido. Astrid foi à Alemanha, explicou detalhes do projeto e conseguiu a aprovação dos germânicos.
Faltava espaço; o Fundo de Solidariedade, à frente Dra. Lúcia Reale Colucci propôs unir-se à parceria e conseguiu o imóvel onde funcionou a Ong Vitae Qualitas, possibilitando melhores e mais amplas instalações.
As máquinas foram adquiridas, chegaram e, montadas, têm operadores, instrutores e, o mais importante, alunos interessados em aprender um oficio.

Foi inaugurado com  um jantar festivo, comemorando o grande feito, cuja assinatura do convênio ocorreu no dia 13 de abril de 2012, com a presença do presidente de Rotary da cidade de Leverkussen, em Ilhabela, Mr. Fried Wolter, da presidente do Rotary local, Irani Melle e da presidente do
Instituto Veritas, Astrid.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Rotary Club de Ilhabela, ao SENAI, ao Instituto Veritas, enfim a todos os idealizadores do projeto, pelo arrojo, determinação e sentido de comunidade.
    Isto é verdadeiramente Rotary!

    ResponderExcluir