Erbert França agradeceu a oportunidade de estar novamente no Parque Mambucaba e lembrou das dificuldades já percorridas desde a fundação da Usina Nuclear Almirante Álvaro Alberto na década de 70 e ofereceu seus serviços médicos para a realização da Pastoral da Saúde que será criada.
O Secretário do Rotary de Angra, durante o treinamento, salientou que "Liderar é tirar o melhor dos outros", é também aprender a servir. O palestrante destacou ainda sobre os vários tipos de estilos de interação, como o estilo pensador, relacionador, socializador e diretor, lembrando que nenhum é melhor que outro, que todos devem procurar se conhecer, buscando superar suas dificuldades e aprimorar suas qualidades. Na apresentação, foi mostrado como ajudar as pessoas que tem os estilos de interação estudados a se desenvolverem e se relacionarem uns com os outros para juntos otimizarem suas tarefas. O treinamento de 8 horas de duração foi apreciado pelos presentes principalmente por sua forma interativa, onde os participantes também realizaram atividades de auto conhecimento para melhor liderar um grupo. Um dos momentos culminantes dessa participação foi a realização da atividade de “brainstorming” – neste exercício, todos sugerem idéias para realizar um objetivo e depois de seleciondasas idéias consistentes, são votadas as que o grupo acredita serem as mais relevantes. O desejo da comunidade ali representada foi a criação de uma pastoral da saúde na Paróquia São José Operário; após o que, sobre as ações escolhidas podem ser criadas metas e desdobradas novas ações que forem necessárias para atingir o objetivo.
Padre Antônio Carlos frisou que quando os integrantes da Igreja buscam formação como este curso, estão trabalhando pela comunidade e auxiliando o crescimento de toda a Igreja. E citou Jesus Cristo "Quem quiser ser o maior que seja servo de todos!"
Para Rosângela Oliveira da Silva Ferreira, 48 anos, Ministra da Palavra e Coordenadora Paroquial da Liturgia, a segunda parte do curso, realizada após o almoço, foi a mais interessante. "Aprendemos a colocar na prática como realmente conduzir o grupo e nos autoconhecermos".
Alex Harley, também integrante da comunidade, disse esperar do curso a capacidade de trabalhar com maior eficiência e menos conflitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário